O que é Método Científico ? Como utilizo ele no meu dia a dia? #2
O método científico pode ser definido como um conjunto de regras básicas para realizar uma experiência, a fim de produzir um novo conhecimento, bem como corrigir e integrar conhecimentos pré-existentes [1]. Nas 5 imagens da postagem são apresentados as etapas do método científico resumidamente, veja que ele segue estrutura lógica e padronizada, sendo elas: 1-Observação, 2-Pergunta, 3-Revisão de literatura/Hipótese, 4-Experimento, 5-Análise de Dados, 6-Conclusão e 7-Divulgação.
Esse método a primeira vista parece simples, porém na prática ele é complexo, coerente, conciso, confiável, completo e reprodutível. Caso você tenha dúvida sobre algo, procure um artigo, veja como que tudo ta bem explicado, com provas, os cientista não saem falando o que querem, da forma que querem em qualquer lugar. Tudo é muito bem embasado, muito bem testado, muito bem reproduzido, muito bem estudado, eles são especialistas nos assuntos! Inclusive, usamos esse método a todo momento no cotidiano!
DE QUE FORMA UTILIZO O MÉTODO CIENTÍFICO NO DIA A DIA
Imagine, por exemplo, que no final de semana em casa, após uma semana cansativa no trabalho, você decide ligar a televisão (TV) na sala para assistir um programa ou um filme.
Ao apertar o botão de ligar a TV, entretanto, nada acontece. Imediatamente, você se pergunta o porquê dela não estar ligando e começa a formular hipóteses (questionamentos) que expliquem a origem do problema. Como exemplo, vou citar apenas duas hipóteses (de várias possíveis):
1° hipótese: o cabo de energia da televisão não está ligado na tomada. Para tentar confirmar isso você vai ver o cabo de energia e vê que ele está em seu devido lugar. Assim, a primeira hipótese é descartada.
2° hipótese: sua casa está sem energia elétrica. Para testar sua nova hipótese, você aperta o interruptor de luz ou tenta ligar algum aparelho elétrico e nada acontece. É observado, então, que há problemas com a energia elétrica, e sua segunda hipótese foi confirmada. Para ter certeza você vai a outros cômodos da casa, apertando outros interruptores e percebe que nenhum funciona. Assim você consegue concluir que a televisão não liga por falta de energia.
E por último, você compartilha essa informação com outras pessoas da casa como por exemplo familiares, dizendo que está sem energia na casa.
Portanto, veja que nesse exemplo passamos pela observação (TV não liga), Pergunta (porque ela não está ligando?), Hipóteses (a TV não liga porque não está ligada na tomada ou por que está sem energia na casa), Experimento (Testar cabo na tomada, e depois os interruptores), Análise (o cabo estava na tomada, portanto incorreto e a existência da falha elétrica estava correta), Conclusão (TV não liga por falta de energia) e Divulgação (avisar os familiares que compartilham do mesmo lar).
Olha só como utilizamos o método científico, mesmo que a nível básico, sempre em nosso dia a dia, praticamente de forma instintiva!! Esse foi somente um exemplo dentre milhares de situações e possibilidades existentes a todo o momento em nossa vida.
Referencias:
1-Vianna, AOI.Metodologia do trabalho cientifico:um enfoque didático da produção científica.São Paulo:E.P.U., 2001
.2- Jacobsen, P. Como funciona o método científico? Biblioteca central UFRGS blog, 2016. Disponível em:<https://www.ufrgs.br/blogdabc/como-funciona-o-metodo-cientifico/>. Acesso em: 27 mar. 2020.
3-Mbarga, G.; Fleury J.M. Lição 5 - O que é ciência?. Montreal. Disponível em : <http://www.wfsj.org/course/pt/index.html>. Acesso em: 26 mar. 2020.(Apostila)
.2- Jacobsen, P. Como funciona o método científico? Biblioteca central UFRGS blog, 2016. Disponível em:<https://www.ufrgs.br/blogdabc/como-funciona-o-metodo-cientifico/>. Acesso em: 27 mar. 2020.
3-Mbarga, G.; Fleury J.M. Lição 5 - O que é ciência?. Montreal. Disponível em : <http://www.wfsj.org/course/pt/index.html>. Acesso em: 26 mar. 2020.(Apostila)






Comentários
Postar um comentário